Programação C# Visual Studio Avançado 2
O que você vai aprender com esse curso?
O curso de Programação C# com Visual Studio foi idealizado, sendo este o último de quatro módulos voltados para automação comercial.
Com um conteúdo desenvolvido com base nos conceitos fundamentais de programação orientada a objetos e as funcionalidades da ferramenta, este módulo apresenta novos conceitos para o aluno além de aprofundar alguns conceitos abordados no módulo anterior.
Conteúdo programático
Aula 01: Controle de Farmácia: Aprendendo a desenvolver em camadas
Interativa:
- Criar um projeto conhecendo a programação multicamadas;
- Fazer três camadas para o sistema;
- Referenciar as camadas.
– Apostila:
- Revisar os conceitos vistos
Aula interativa;
- Utilizar break points para verificar o comportamento dos códigos.
Aula 02: Controle de Farmácia: Validando o cadastro dos clientes na camada Regra de Negócio
Interativa:
- Usar o método Trim e a propriedade Length;
- Conhecer e utilizar o método Replace;
- Iniciar a validação do CPF.
Apostila:
- Preparar a validação das alterações dos dados do cliente;
- Analisar o projeto.
Aula 03: Controle de Farmácia: Reforçando o trabalho com regras de negócio
Interativa:
- Rever conceitos utilizados na programação multicamadas;
- Fazer uso do Método Trim;
- Utilizar a Propriedade Lenght;
- Estabelecer uma Validação.
Apostila:
- Elaborar uma programação de alteração para cadastros existentes.
Aula 04: Controle de Farmácia: Continuando o trabalho com validações
Interativa:
- Adicionar uma validação no frmProdutos;
- Alterar o campo Valor Unitário;
- Exibir os produtos com estoque baixo.
Apostila:
- Continuar configurando o frmCategorias.
Aula 05: Controle de Farmácia: Criando um sistema de Login
Interativa:
- Ocultar os caracteres dos campos: Senha e Redigite;
- Definir o número de caracteres para a senha;
- Verificar se o conteúdo presente no campo Senha é o mesmo do campo Redigite;
- Programar uma condição nos métodos Salvar e Alterar para que não haja logins iguais;
- Trabalhar com o formulário Login;
- Definir que o frmLogin, será o primeiro a ser exibido.
Apostila:
- Carregar os dados do usuário que entrou no sistema;
- Trabalhar com o componente StatusStrip;
- Conhecer as opções oferecidas pela StatusStrip;
- Aprender sobre a propriedade BorderSides;
- Utilizar a propriedade BorderStyle.
Aula 06: Controle de Farmácia: Definindo as permissões dos níveis de acesso na Tela Principal
Interativa:
- Relembrar e utilizar a estrutura condicional Swicth Case;
- Conhecer e trabalhar com o método OnLoad;
- Relembrar e utilizar a ferramenta Surround With;
Apostila:
- Conhecer o Componente Timer;
- Aplicar a Propriedade ToLongTimeString;
Aula 07: Controle de Farmácia: Trabalhando com Criptografia de dados Parte I
Interativa:
- Aprender sobre Criptografia de dados:
- Classe ASCIIEncoding e codificação de caracteres ASCII;
- Base64;
- Criar uma classe com métodos que possibilitem a criptografia de senhas.
Apostila:
- Aprender o processo de descriptografar.
Aula 08: Controle de Farmácia: Trabalhando com Criptografia de Dados Parte II
Interativa:
- Alterar os métodos para o novo padrão Hash MD5;
- Retirar o método Descriptografar;
- Aplicar uma ³máscara´no campo senha fazendo com que apenas 8 dígitos sejam apresentados.
Apostila:
- Continuar com a implementação.
Aula 09: Controle de Farmácia: Iniciando a preparação das vendas dos produtos
Interativa:
- Ativar o evento TextChanged do TextBox o frmVendas;
- Fazer uma verificação sobre o produto informado;
- Detectar quantas unidades de um mesmo produto foram vendidas.
Apostila:
- Implementar o código para aceitar diferentes produtos;
Aula 10: Controle de Farmácia: Trabalhando com Controle de estoque
Interativa:
- Criar métodos e desenvolver a lógica para atualizar o banco de dados na compra de produtos.
Apostila:
- Programar as ações de Remover itens e cancelar compra.
Aula 11: Trabalhando com Emissão de Cupom Fiscal
Interativa:
- Entender sobre automação comercial;
- Aprender sobre cupom fiscal;
- Trabalhar com um emulador de impressora fiscal;
- Configurar portas seriais virtuais;
- Aprender a utilizar as funções da impressora para programar a emissão do cupom fiscal.
Apostila:
- Programar os botões Leitura X e Redução Z do ECF.
Aula 12: Controle de Farmácia: Implementando ECF (Emissor de Cupom Fiscal)
Interativa:
- Implementar a DLL Bematech;
- Configurar o frmFinalizarVenda.
Apostila:
- Configurar o botão Salvar e Finalizar do formulário Vendas.
Aula 13: Controle de Farmácia: Criando a Tela de Splash e o Instalador do Aplicativo
Interativa:
- Criar uma Tela Splash animada;
- Programar para que dois formulários carreguem simultaneamente;
- Desenvolver o pacote simples de instalação do aplicativo.
Apostila:
- Executar o setup do aplicativo comprovando a sua funcionalidade.
Aula 14: Controle de Farmácia: Desenvolvendo um pacote completo de instalação Parte I
Interativa:
- Gerar o script do banco Farmacia;
- Preparar a programação necessária antes de gerar o instalador.
Apostila:
- Trabalhar com a classe Program;
- Utilizar o recurso Breakpoint.
Aula 15: Controle de Farmácia: Desenvolvendo um pacote completo de instalação Parte II
Interativa:
- Elaborar métodos dentro da classe CriaBancoAcessoDados;
- Elaborar métodos dentro da classe intermediária CriaBancoRegraNegcios;
- Acessar a classe Program e implementar o seu código com uma estrutura condicional.
Apostila:
- Acessar as propriedades da Interface e realizar o processo de criação do instalador.
- Realizar um teste no instalador, a fim de verificar seu funcionamento.
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